PROJETOS DE EXTENSÃO 2025
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Projeto: “EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA JOVENS ADOLESCENTES”
Coordenação: Lígia Fernanda da Silveira Andrade; Mestre
Descrição: Os primeiros socorros constituem-se na realização de técnicas que visam socorrer indivíduos que estejam adoecidos ou feridos, para diminuir as chances de óbito das vítimas e aumentar a expectativa de um prognóstico positivo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estimou que até o final de 2022, quase 400 mil pessoas poderão vir a óbito por causas cardiovasculares. Muitos desses óbitos poderiam ser evitáveis, como por exemplo, por meio da utilização da técnica de reanimação cardiopulmonar em vítimas de parada cardiorrespiratória. Paralelamente, as estatísticas também mostram que aproximadamente 95% das mortes por engasgos ocorrem no ambiente doméstico. Esse dado evidencia a relevância de disseminar educação em saúde sobre as técnicas para desengasgo. Em meio a esse cenário, é imprescindível que esses conhecimentos não estejam restritos aos profissionais da saúde, sendo pertinente a propagação desse conhecimento a jovens adolescentes para que estes, em situações de urgência e emergências, possam prestar assistência ao seu seio familiar e também à comunidade em geral em que o mesmo esteja inserido.
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Projeto: “CONECTA – Cadastro de Oportunidades para Estudantes e Egressos”
Coordenação: Prof. Me. Fernando Pinheiro
Descrição: Chances de óbito das vítimas e aumentar a expectativa de um prognóstico Este projeto de extensão propõe a criação de um banco de dados positivo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estimou que até o final estruturado e atualizado que reúna informações essenciais sobre alunos e de 2022, quase 400 mil pessoas poderão vir a óbito por causas egressos dos mais diversos cursos, interessados em ingressar no mercado cardiovasculares. Muitos desses óbitos poderiam ser evitáveis, como por de trabalho. A iniciativa permitirá a rápida identificação de candidatos exemplo, por meio da utilização da técnica de reanimação cardiopulmonar adequados para vagas de estágio e em vítimas de parada cardiorrespiratória. Paralelamente, as estatísticas emprego, garantindo maior agilidade no encaminhamento e contribuindo também mostram que aproximadamente 95% das mortes por engasgos para fortalecer a relação entre a FACEP, os discentes e as empresas da ocorrem no ambiente doméstico. Esse dado evidencia a relevância de região. Como atividade de extensão, o projeto estabelece um vínculo direto disseminar educação em saúde sobre as técnicas para desengasgo. Em entre a instituição e a comunidade, atuando como um serviço que promove a meio a esse cenário, é imprescindível que esses conhecimentos não estejam empregabilidade e o desenvolvimento econômico local.
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Projeto: “CONECTANDO À SAÚDE: AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A COMUNIDADE’”
Coordenação: Laura Maria de Morais Fernandes
Descrição: A crescente prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), conhecimento a jovens adolescentes para que estes, em situações de como hipertensão e diabetes, representa um desafio alarmante para a saúde urgência e emergências, possam prestar assistência ao seu seio familiar e pública em Pau dos Ferros, impactando significativamente a qualidade de também à comunidade em geral em que o mesmo esteja inserido. vida da população e sobrecarregando o sistema de saúde local. A falta de acesso regular a serviços de saúde, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade, aliada à carência de informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e controle dessas doenças, contribui para o agravamento do quadro, resultando em complicações graves e custos elevados para o sistema de saúde. Nesse contexto, a instituição, como centro de produção e disseminação de conhecimento, assume um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças na comunidade. O projeto “Conectando a Saúde” surge como uma iniciativa inovadora e estratégica, visando fortalecer a conexão entre a instituição e a população de Pau dos Ferros, levando serviços de saúde essenciais e informações relevantes de forma acessível e gratuita. Ao oferecer ações de rastreamento de DCNTs, como aferição de glicemia e pressão arterial, o projeto busca identificar precocemente indivíduos em risco, permitindo intervenções oportunas e eficazes. Além disso, a criação de espaços de diálogo e a realização de oficinas educativas sobre alimentação saudável, controle do estresse e primeiros socorros visam capacitar a comunidade para o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Acreditamos que, ao investir na promoção da saúde e na prevenção de doenças, podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Pau dos Ferros, reduzir a incidência de complicações e promover o desenvolvimento de uma comunidade mais saudável e resiliente. O projeto “Conectando a Saúde” representa um compromisso da instituição com a responsabilidade social e com a construção de um futuro mais saudável para todos.
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Projeto: “Cuidar, Educar e Apoiar: Assistência Interdisciplinar a Pacientes Oncológicos e seus Familiares’”
Coordenação: Maria Juliete Maia Gomes Ribeiro
Descrição: O câncer é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil, demandando uma abordagem interdisciplinar para o suporte adequado aos pacientes e seus familiares. Este projeto visa integrar os cursos de Enfermagem, Psicologia e Pedagogia, proporcionando uma assistência humanizada e integral, que contemple a saúde física, mental e o suporte educativo. A atuação conjunta desses cursos permitirá um acompanhamento holístico, contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes e promovendo formação acadêmica cidadã. O projeto busca impactar diretamente a comunidade local, promovendo suporte integral aos pacientes oncológicos e seus familiares, e conscientizando sobre a importância da abordagem interdisciplinar na assistência em saúde. A interação entre Enfermagem, Psicologia e Pedagogia permitirá um atendimento mais amplo e qualificado, abordando não apenas as demandas clínicas, mas também emocionais e educacionais dos pacientes. A participação dos estudantes neste projeto contribuirá para a formação de profissionais mais conscientes, empáticos e preparados para a atuação interdisciplinar.
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Projeto: “Direito na Escola’”
Coordenação: Cícero Otávio de Lima Paiva
Descrição: A academia não se resume ao campo do ensino. E, exatamente por essa razão, sabe-se que o tripé acadêmico, qual seja, ensino, pesquisa e extensão, precisa caminhar de forma paralela. No âmbito das ciências jurídicas, notadamente em razão de ser uma ciência social aplicada, vê-se como de suma relevância as atividades de extensão para a construção sólida do ensino. E tais atividades se faz necessárias por várias razões, seja para a prestação de um serviço à sociedade, seja para uma imersão do discente que transcenda a sala de aula. E é nesse sentido que o projeto se insere. Pretende-se levar conhecimento jurídico a determinada camada da sociedade. No Brasil, diferentemente de outros países, o Direito não é lecionado no âmbito do ensino médio (mesmo as lições básicas), no entanto, há uma gama de direitos básicos que devem ser amplamente divulgados, inclusive para o público a qual este projeto se destina.
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Projeto: “Do Mormaço à Escuta: O não-saber psicanalítico toca o chão do sertão’”
Coordenação: Hudson Walker Simão Carneiro
Descrição: A atenção à saúde mental tem se mostrado um fenômeno mundial que demanda responsabilização coletiva dos entes federativos e da sociedade civil. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que no ano de 2019, 970 milhões de pessoas estariam vivenciando algum tipo de sofrimento bio- psíquico-social, o que representa 01 em cada 08 pessoas no mundo (OMS, 2022). Neste cenário, espaços de escuta e cuidado respaldados no compromisso ético devem contribuir de forma ativa, valendo-se do cuidado e do respeito necessário. Tais impasses são materializados na forma de adoecimento e comunicam estritamente o sintoma da sociedade contemporânea. Não por acaso, Freud já falava em 1919, quando no Quinto Congresso Psicanalítico Internacional, em Budapeste, trouxe aos participantes que as questões psíquicas assim como as demais formas de sofrimentos somáticos, provocam adoecimento, logo, se o cuidado é acessível as camadas privilegiadas da sociedade, aos mais vulneráveis também deve ser. Iniciamos assim um momento histórico que sinaliza o compromisso da Psicanálise com o social. No Brasil, destacam-se movimentos como: Psicanálise na Praça Roosevelt: uma experiência clínico- política em um espaço público, Psicanálise escuta a rua e Clínica aberta de Psicanálise, coletivos de psicanalistas que como Jorge Broide, se dispõe a ouvir os sofrimentos da comunidade, onde este estiver, para muito além do setting clínico. Nesse ínterim, como as dores são vivenciadas no Nordeste quando se fala em saúde mental? Para fortalecer essa discussão, Albuquerque Jr (2011), apresenta um Nordeste narrado como o subúrbio do Brasil, o retrato do atraso frente a glória de São Paulo, entretanto, destaca uma nova dialética a esse lugar, o lugar do calor também pode ser o lugar do cuidado. Se existem coletivos desenvolvendo escutas junto a sociedade à luz da Psicanálise ao redor do Brasil, no Sertão também deve ter, cumprindo o papel ético-social da Universidade frente à sua comunidade, bem como ampliando o horizonte de experiências dos alunos-pesquisadores proativos no desenvolvimento do projeto.
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Projeto: “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)”
Coordenação: Pedro Balduino de Sousa Neto, Mestre
Descrição: O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma iniciativa que visa oferecer suporte gratuito à comunidade, auxiliando na resolução de questões contábeis e fiscais, além de promover a educação tributária. Em Pau dos Ferros-RN, muitas pessoas enfrentam dificuldades para compreender e cumprir suas obrigações fiscais, o que pode gerar insegurança e problemas financeiros. Esse projeto busca não apenas prestar atendimento contábil, mas também capacitar estudantes e cidadãos, tornando-os mais conscientes sobre sua responsabilidade fiscal e o impacto dos tributos na sociedade.
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Projeto: “Projeto de Extensão Direitos e Escuta no Cárcere – PEDEC”
Coordenação: Marília Maria de Jesus Queiroz e Francisco Fernando Dias da Silva
Descrição: A Psicologia e o Direito alinham a sua prática profissional às demandas da sociedade em consonância com a realidade do território. Desse modo, a formação de profissionais das respectivas áreas deve estar integrada a tais demandas na perspectiva de desenvolver competências e habilidades profissionais correspondentes a estas. No ano de 2021 o município de Pau dos Ferros/RN implementou o Escritório Social, equipamento que atende as pessoas pré-egressas e egressas do sistema prisional, abrindo um novo campo de atuação para as áreas da Psicologia e do Direito na região, pela via das políticas públicas. O Núcleo de Prática Jurídica da FACEP é instituição que presta serviço à população da Comarca de Pau dos Ferros por meio dos estagiários do curso de Direito, e de forma a contribuir com a formação do profissional se insere na atuação do que pertine à execução penal. Pensando em atender às demandas do campo e integrar a formação comprometida ética e politicamente com o território, o projeto justifica-se pela concretização do objetivo de formação alinhada à prática, bem como com a prestação de serviço à comunidade por meio de atividades de atendimento ao público privado de liberdade com vistas a ressocialização, reintegração e não reincidência.
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