PROJETOS DE PESQUISA 2025
__________________________________________________________________________
Projeto: “Desenvolvimento de Competências na Era Digital: Pensamento Crítico, Criatividade e Informação – DECEDI”
Coordenação: Francisco Fernando Pinheiro Leite
Descrição: A Inteligência Artificial (IA) generativa tem sido amplamente utilizada no ensino superior, influenciando a forma como docentes e discentes acessam, processam e produzem conhecimento. No entanto, sua incorporação levanta questionamentos sobre os impactos na construção do pensamento crítico, da criatividade e das competências informacionais dos estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da IA generativa no ensino superior, identificando desafios e oportunidades no uso dessas tecnologias. Para tanto, será adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Serão aplicados questionários estruturados a estudantes e docentes universitários para mapear a frequência e as percepções do uso da IA. Além disso, entrevistas semiestruturadas com professores e especialistas em educação digital permitirão uma análise aprofundada dos impactos dessas ferramentas. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, enquanto os dados qualitativos serão examinados por meio da análise de conteúdo. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de diretrizes que promovam o uso ético e pedagógico da IA generativa no ensino superior, garantindo um equilíbrio entre inovação tecnológica e desenvolvimento cognitivo.
__________________________________________________________________________
Projeto: “Núcleo de Pesquisa em Psicologia, Políticas Públicas e Territorialidades – NUPSIT”
Coordenação: Hudson Walker Simão Carneiro
Descrição:A conjuntura político-econômica brasileira sinaliza um aprofundamento das desigualdades e precarização das políticas públicas, que impacta os sujeitos na vivência cotidiana em forma de desemprego, violência, condições de saúde. Estes aspectos são sentidos diretamente pela classe trabalhadora, sobretudo, mediante os recortes de gênero/sexualidade e raça/etnia, o aspecto regional, transformações intraurbanas, e a dinâmica presente nas ruralidades, processo de urbanização, o acesso a moradia digna, mobilidade urbana, espaços inclusivos, esfera climática, entre outros fatores que afetam a qualidade de vida e saúde mental/emocional dos sujeitos. Diante isso, o NUPSIT, apresenta-se enquanto espaço para desenvolvimento de pesquisa, extensão e ensino, articuladas à graduação. Com isso, objetiva de modo geral: Analisar a organização e atuação das Políticas Públicas, e os impactos do contexto sociopolítico/socioespacial nas demandas da população. São objetivos específicos: Discutir os atravessamentos de classe social, gênero/sexualidade, raça/etnia e interseccionalidades atreladas as Políticas Públicas; Debater acerca de planejamento e dinâmicas territoriais, as transformações intraurbanas, no contexto do sertão e semiárido. Para isto, propõe-se metodologicamente a qualificação do debate por meio da discussão em grupo através de referencial teórico implicado com as linhas de pesquisa deste projeto, de modo que servirão à proposição de estudos, pesquisa e ações deste núcleo de pesquisa.
__________________________________________________________________________
Projeto: “ESTRESSE OCUPACIONAL E SONOLÊNCIA DIURNA EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA NO ALTO OESTE POTIGUAR”
Coordenação: Lucas Santos Alves
Descrição: Os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde enfrentam uma carga de trabalho intensa, influenciada por diversos fatores que podem comprometer sua saúde mental. Jornadas extensas, o desgaste emocional ao lidar com pacientes em diferentes condições de saúde, a sobrecarga administrativa e a necessidade de trabalho em equipe são aspectos que favorecem o desenvolvimento do estresse ocupacional. Além disso, essas condições podem impactar negativamente o sono desses profissionais, resultando em privação de sono e sonolência diurna excessiva. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar a presença de estresse ocupacional e onolência diurna em enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no Alto Oeste Potiguar, além de verificar possíveis correlações entre essas variáveis. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo descritiva e quantitativa, utilizando questionários adronizados para mensurar os níveis de estresse ocupacional e sonolência diurna em enfermeiros que atuam na cidade de Pau dos Ferros – RN. Os dados coletados serão analisados estatisticamente por meio do software JASP®, com a aplicação de testes para verificar diferenças significativas entre as médias obtidas (p < 0,05). Espera-se que os achados deste estudo contribuam para a compreensão dos impactos do estresse ocupacional e da privação de sono nessa população, fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas que minimizem os efeitos negativos sobre a saúde desses profissionais.
__________________________________________________________________________
Projeto: “RESPEITA MINHA PELE PRETA: Do Direito à Igualdade à Igualdade de Fato.”
Coordenação: Maria Regidiana da Conceição
Descrição: O presente projeto de pesquisa, intitulado Respeita Minha Pele Preta: Do Direito à Igualdade à Igualdade de Fato, tem como escopo analisar a efetividade do direito à igualdade racial no Brasil, contrastando a garantia constitucional com a realidade social. Partindo do conceito de igualdade formal e material, a pesquisa investiga os avanços e desafios na implementação de políticas públicas voltadas para a equidade racial, bem como a atuação do sistema jurídico no combate à discriminação. Por meio de revisão bibliográfica, análise legislativa e estudo de casos emblemáticos, pretende-se compreender se as normas jurídicas existentes são suficientes para garantir uma igualdade substancial ou se há lacunas que perpetuam desigualdades estruturais. A pesquisa também abordará a percepção da população negra sobre o acesso à justiça e os desafios enfrentados na busca por reparação.Com um enfoque crítico e interdisciplinar, o projeto visa contribuir para o debate acadêmico e social sobre o racismo estrutural e os mecanismos necessários para a construção de uma sociedade mais justa, em que a igualdade de fato não seja apenas um ideal, mas uma realidade concreta e acessível a todos.
__________________________________________________________________________
Projeto: “EMPREENDIMENTOS, EMPREGOS FORMAIS E RENDA: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DE PAU DOS FERROS-RN”
Coordenação: Pedro Balduino de Sousa Neto
Descrição: O trabalho faz parte da vida das pessoas desde os primórdios da humanidade para muitas pessoas o trabalho é uma necessidade, as empresas prestam seus papeis sociais de formas diferentes, desde ofertar bens (produtos e serviços), mas também gerando emprego e consequentemente a renda para muitas famílias. Nesse contexto, o projeto será desenvolvido no município de Pau dos Ferros-RN, inserido no contexto econômico do Rio Grande do Norte, apresenta-se como um terreno fértil para a investigação sobre emprego, renda e empreendimentos. Este projeto propõe uma análise abrangente do cenário econômico local, com o intuito de compreender as nuances do mercado de trabalho, os efeitos na geração de renda e a contribuição dos empreendimentos para a dinâmica econômica da região. A necessidade de investigar este cenário surge da observação de desafios e oportunidades peculiares enfrentados por Pau dos Ferros. Questões como sazonalidade no emprego, desigualdades salariais e a interdependência entre empreendimentos e comunidade suscitam a urgência de uma análise aprofundada para embasar futuras intervenções e estratégias de desenvolvimento econômico. Tem como objetivo correlacionar o surgimento de empregos e de instituições nos trinta municípios do Alto Oeste Potiguar, este trabalhou será realizado sobre a seguinte metodologia, sendo uma pesquisa quantitativa, descritiva, utilizou- se a estatística descritiva, e os dados serão coletados em sites oficiais.
__________________________________________________________________________
Projeto: “PANORAMA DA SAÚDE NA REGIÃO ALTO OESTE POTIGUAR”
Coordenação: Rafael Tavares Silveira Silva
Descrição: A caracterização do perfil epidemiológico da população é fundamental para auxiliar o processo de planejamento e a tomada de decisão em saúde pública. A análise integrada de dados sobre condições geográficas, ambientais, demográficas, sociais e econômicas permite identificar padrões de adoecimento e produzindo subsídios úteis na construção de políticas de saúde. Portanto, este projeto pretende analisar a relação entre os aspectos geográficos, ambientais, demográficos, sociais e econômicos dos municípios da região e seus indicadores epidemiológicos, de modo a compreender as dinâmicas que influenciam os padrões de saúde da população residente no Alto Oeste Potiguar. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica descritiva, com abordagem quantitativa e documental, baseada em dados secundários provenientes de sistemas oficiais como DATASUS, IBGE, SIM, SINAN, SIAB e SNIS. A análise será realizada por meio de estatística descritiva e analítica, com aplicação de testes de correlação de Pearson, Qui-quadrado e regressão linear múltipla, utilizando os softwares Excel e JAMOVI. Espera-se que os resultados contribuam para identificação de um perfil de saúde do Alto Oeste Potiguar de modo a ofertar à sociedade subsídios para compreensão das dinâmicas de saúde e para a construção de políticas públicas eficazes na promoção de melhorias na qualidade de vida da população regional.
__________________________________________________________________________
Projeto: “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL: Explorando a Psicologia e Cultura da Religiosidade no Alto Oeste Potiguar”
Coordenação: Zyon Lars Paiva Oliveira, Especialista
Descrição: Desde sua gênese, o Brasil é constituído por um forte índice de atravessamentos culturais religiosos que fundamentam não somente a teologia ocidental. como também, relações sociais presente nas estruturas de gênero, sexualidade, étnicas, e de classe, presentes em diversas épocas e territórios. Assim, a presente proposta se idealiza a partir da seguinte problemática: Como a religiosidade popular no sertão do Alto Oeste Potiguar contribui para a construção da identidade cultural e social do território? Ademais, este projeto tem como objetivo geral: Compreender de que maneira as expressões da religiosidade popular contribuem para a formação e manutenção da identidade cultural e social do sertão do Alto Oeste Potiguar. Para tal, o projeto irá se basear num modelo teórico-metodológico construtivista social, se baseando no estudo dos temas abordados a partir de sua interação material com os seus atravessamentos sociais e culturais. utilizando-se de análise bibliográfica exploratória-descritiva com revisão de artigos, livros e teses, além de produções cinematográficas nacionais que tematizam religião e sociedade. O caráter exploratório visa desenvolver novas perspectivas teóricas, enquanto o descritivo detalha características do fenômeno em seu contexto. A proposta busca superar visões reducionistas, posicionando a religiosidade como eixo de análise crítica das realidades sertanejas.
__________________________________________________________________________