GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
APRESENTAÇÃO
A Enfermagem é a ciência do cuidar, pautada numa prática sistematizada em etapas claras e objetivas. Portanto é uma profissão organizada, além de ser comprometida com a saúde humana. Nessa lógica, a Faculdade Evolução apresenta o Curso de Enfermagem, o qual tem por objetivo principal oferecer uma formação generalista e multiprofissional, embasada nos princípios éticos e legais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Faculdade Evolução pretende formar profissionais críticos, reflexivos e capazes de assistir/intervir, gerenciar, ensinar/aprender e investigar em atividades de promoção, proteção e recuperação nos diversos níveis de atenção à saúde, considerando o indivíduo como um ser complexo, dinâmico e biopsicossocial. Para isso, fundamentada no conhecimento científico, proporciona aos seus discentes o desenvolvimento de competências e habilidades para assistência à saúde direta ou indiretamente, tomada de decisões, liderança, comunicação, empreendedorismo, gestão e gerência, além de educação em saúde.
O Curso de Enfermagem da Faculdade Evolução também busca aproximar o seu aluno da realidade da rede de atenção à saúde do SUS e da comunidade em que está inserido, ultrapassando os muros da academia. Dessa forma, os cenários de atividades práticas são os serviços oferecidos pela rede de atendimento à saúde do SUS na região do Alto Oeste Potiguar.
O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar (FACEP) teve seu início após a autorização do MEC, por meio da Portaria nº 482 de 29.05.2017 e iniciou sua primeira turma no semestre 2018.1.
O quadro de docentes é formado por doutor, mestres e especialistas, que buscam facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo reflexivo e crítico, na interação com a comunidade e na formação integral de enfermeiros e enfermeiras.
A Graduação em Enfermagem Presencial tem como instrumento de concepção de ensino e aprendizagem, o seu Projeto Pedagógico, traz um conjunto de elementos fundamentais ao perfil do profissional egresso traduzido nas competências e habilidades definidas nas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, destacando a Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. E ainda, de acordo com as demandas presentes no contexto local e regional, traduzidas pelo mundo do trabalho.
Nesse sentido, tem-se como missão “educar em uma perspectiva profissional e cidadã, que compreenda a singularidade dos sujeitos, para contribuir com o desenvolvimento regional, tecnológico, educacional, econômico e social”. A visão de “firmar-se como referência educacional democrática, inclusiva e inovadora para o desenvolvimento de cidadãos e cidadãs ativos, conscientes e comprometidos com a construção de um mundo mais justo, igualitário e com equidade.”
COORDENAÇÃO
O curso é coordenado pelo professor e enfermeiro Rafael Tavares Silveira Silva. Formado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e em Gestão em Saúde pela UFRN. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN.
CARACTERÍSTICAS
Denominação: Curso de Graduação em Enfermagem;
Regime Escolar Adotado: seriado, semestral;
Número de vagas anual: 75 vagas;
Número de Turmas por Ano Letivo: 02;
Turno de Funcionamento: Noturno;
Carga Horária Total do Curso: 4.000 horas;
Tempo Mínimo de Integralização do Curso: 5 anos (10 semestres letivos);
Tempo Máximo de Integralização do Curso: 7 anos (14 semestres letivos).
DIFERENCIAIS
Projetos integradores.
Metodologias ativas, centradas no aluno, voltadas para o aprender-fazendo.
Integração teoria-prática, através de projetos, visitas técnicas e estudo de casos.
Laboratórios de anatomia, microscopia, semiologia e semiotécnica e informática.
Projeto Pedagógico de Curso focado no desenvolvimento de habilidade e competências.
Programas formativos: Monitoria, Extensão e Iniciação Científica.
Programa de Orientação Profissional, Orientação ao Estagiário e Formação Continuada (Pós-graduação).
Núcleo de Apoio e Atendimento Psicológico.
DOCENTE | TITULAÇÃO MÁXIMA | FORMAÇÃO | LATTES |
Cassio Clayton Martins Andrade | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Cícero Otávio de Lima Paiva | Mestre | Direito | Currículo Lattes |
Francisco Clébio de Figueiredo | Doutor | Letras (Português) e Pedagogia | Currículo Lattes |
Jefferson Alves de Macedo | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Júlia Lidiane Lima de Amorim | Mestre | Letras | Currículo Lattes |
João Filho | Mestre | Libras | Currículo Lattes |
José Shirley Pessoa do Nascimento | Mestre | Administração | Currículo Lattes |
Laura Maria de Morais Fernandes | Especialista | Fisioterapia | Currículo Lattes |
Lucas Santos Alves | Mestre | Fisioterapia | Currículo Lattes |
Marília Maria de Jesus Queiroz | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Maria Juliete Maia Gomes Ribeiro | Mestre | Enfermagem | Currículo Lattes |
Migna Jucy Marques da Silva | Mestre | Enfermagem | Currículo Lattes |
Maria Regidiana da Conceição | Mestre | Contabilidade/Economia | Currículo Lattes |
Rafael Jeremias de Aquino Nunes | Especialista | Enfermagem | Currículo Lattes |
Rafael Tavares Silveira Silva | Mestre | Enfermagem | Currículo Lattes |