FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE EM TEA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
1. APRESENTAÇÃO
A Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvida para atender à crescente demanda por profissionais qualificados na prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências.
O curso oferece formação interdisciplinar, integrando psicopedagogia, educação especial, ABA, neurociências e terapia ocupacional, com ênfase nas melhores práticas para o AEE. A proposta alia base teórica sólida, metodologias ativas e oficinas práticas, preparando o profissional para atuar de forma ética, técnica e humanizada em diversos contextos educacionais e terapêuticos.
2. PÚBLICO-ALVO
Profissionais das áreas de educação, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em psicopedagogia com foco em TEA e AEE.
3. OBJETIVOS
Objetivo geral:
Capacitar profissionais para atuar de forma interdisciplinar na identificação e intervenção psicopedagógica em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar, no TEA e no AEE.
Objetivos específicos:
- Compreender os fundamentos teóricos da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
- Analisar aspectos neuropsicológicos e cognitivos da aprendizagem no TEA.
- Identificar e aplicar metodologias e estratégias para o AEE de alunos com TEA.
- Desenvolver habilidades para avaliação e intervenção psicopedagógica.
- Trabalhar de forma interdisciplinar com famílias, escolas e profissionais da saúde.
- Aplicar estratégias de comunicação alternativa e tecnologia assistiva no contexto educacional.
- Desenvolver pesquisas científicas na área da Psicopedagogia e Educação Especial.
4. ESTRUTURA DO CURSO
- Carga horária total: 360h
- Duração: 15 meses
- Formato: Aulas presenciais com atividades extraclasse, oficinas e práticas supervisionadas.
5. COMPONENTES CURRICULARES
| Nº | Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|---|
| 1 | Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional | 22h |
| 2 | Neurociência e Aprendizagem | 22h |
| 3 | Metodologia da Pesquisa Científica | 22h |
| 4 | Transtorno do Espectro Autista: aspectos clínicos e educacionais | 22h |
| 5 | Avaliação Psicopedagógica e Intervenção no TEA | 30h |
| 6 | Família e Escola: Parcerias na Educação de Alunos com TEA | 22h |
| 7 | Ética e Direitos da Pessoa com TEA e com deficiência | 22h |
| 8 | ABA | 22h |
| 9 | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 22h |
| 10 | Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva | 22h |
| 11 | Práticas Psicopedagógicas na Inclusão Escolar | 30h |
| 12 | Intervenção Multidisciplinar e Trabalho em Equipe | 22h |
| 13 | Oficinas de Intervenção Psicopedagógica | 22h |
| 14 | Docência no Ensino Superior | 22h |
| 15 | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 36h |
6. PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação será contínua e diversificada, envolvendo atividades práticas, estudos de caso, relatórios, portfólios, participação em fóruns, seminários e metodologias ativas como PBL e TBL. O TCC será desenvolvido como síntese do aprendizado, exigindo nota mínima de 7,0 para aprovação, além de frequência mínima de 75% nas atividades.
7. CERTIFICAÇÃO
O aluno aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com a frequência mínima exigida, receberá o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e AEE.
8. COORDENAÇÃO
Profa. Mestre Mary Carneiro Paiva de Oliveira
