Observatório de Políticas Públicas do Alto Oeste Potiguar debate violência de gênero
História econômica e política do Brasil, indicadores de violência de gênero e vivências de uma travesti. Essa foi a narrativa na qual Ana Vitória Saraiva de Azevedo Pontes, ativista travesti e estudante de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-Mossoró), enredou o seu público na roda de conversa intitulada “Violência de gênero e luta política no Brasil em crise”. Realizada em 24 de outubro de 2018, na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), a atividade foi promovida pelo Observatório de Políticas Públicas do Alto Oeste Potiguar, mediada pela Profa. Keyla Amorim e contou com o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX).
Além de analisar a LGBTfobia como consequência de uma sociedade fundada nas estruturas capitalista, patriarcal e racista, expressa na ideologia de gênero, na cultura do estupro e na heteronormatividade, Ana Vitória destacou o impacto do atual cenário político do Brasil, cuja polarização entre parcelas conservadoras e o campo democrático acirrou a transfobia e outras violências de gênero.
O evento também teve o caráter de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Alto Oeste Potiguar, uma iniciativa dos professores e alunos do curso de Psicologia, que visa a realizar projetos interdisciplinares de pesquisa e extensão no campo das políticas públicas da região, em parceria com outras instituições de ensino superior de Pau dos Ferros, com os serviços socioassistenciais, de saúde, de educação e do sistema de justiça, além dos movimentos sociais.