FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE EM TEA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) 1. APRESENTAÇÃO A Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvida para atender à crescente demanda por profissionais qualificados na prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências. O curso oferece formação interdisciplinar, integrando psicopedagogia, educação especial, ABA, neurociências e terapia ocupacional, com ênfase nas melhores práticas para o AEE. A proposta alia base teórica sólida, metodologias ativas e oficinas práticas, preparando o profissional para atuar de forma ética, técnica e humanizada em diversos contextos educacionais e terapêuticos. 2. PÚBLICO-ALVO Profissionais das áreas de educação, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em psicopedagogia com foco em TEA e AEE. 3. OBJETIVOS Objetivo geral: Capacitar profissionais para atuar de forma interdisciplinar na identificação e intervenção psicopedagógica em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar, no TEA e no AEE. Objetivos específicos: Compreender os fundamentos teóricos da Psicopedagogia Clínica e Institucional. Analisar aspectos neuropsicológicos e cognitivos da aprendizagem no TEA. Identificar e aplicar metodologias e estratégias para o AEE de alunos com TEA. Desenvolver habilidades para avaliação e intervenção psicopedagógica. Trabalhar de forma interdisciplinar com famílias, escolas e profissionais da saúde. Aplicar estratégias de comunicação alternativa e tecnologia assistiva no contexto educacional. Desenvolver pesquisas científicas na área da Psicopedagogia e Educação Especial. 4. ESTRUTURA DO CURSO Carga horária total: 360h Duração: 15 meses Formato: Aulas presenciais com atividades extraclasse, oficinas e práticas supervisionadas. 5. COMPONENTES CURRICULARES Nº Componente Curricular Carga Horária 1 Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional 22h 2 Neurociência e Aprendizagem 22h 3 Metodologia da Pesquisa Científica 22h 4 Transtorno do Espectro Autista: aspectos clínicos e educacionais 22h 5 Avaliação Psicopedagógica e Intervenção no TEA 30h 6 Família e Escola: Parcerias na Educação de Alunos com TEA 22h 7 Ética e Direitos da Pessoa com TEA e com deficiência 22h 8 ABA 22h 9 Atendimento Educacional Especializado (AEE) 22h 10 Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva 22h 11 Práticas Psicopedagógicas na Inclusão Escolar 30h 12 Intervenção Multidisciplinar e Trabalho em Equipe 22h 13 Oficinas de Intervenção Psicopedagógica 22h 14 Docência no Ensino Superior 22h 15 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 36h 6. PROCESSO AVALIATIVO A avaliação será contínua e diversificada, envolvendo atividades práticas, estudos de caso, relatórios, portfólios, participação em fóruns, seminários e metodologias ativas como PBL e TBL. O TCC será desenvolvido como síntese do aprendizado, exigindo nota mínima de 7,0 para aprovação, além de frequência mínima de 75% nas atividades. 7. CERTIFICAÇÃO O aluno aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com a frequência mínima exigida, receberá o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e AEE. 8. COORDENAÇÃO Profa. Mestre Mary Carneiro Paiva de Oliveira Documento PPC