Vestibular

Pós-Graduação com ênfase em TEA e AEE

 

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE EM TEA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

 

1. APRESENTAÇÃO

A Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvida para atender à crescente demanda por profissionais qualificados na prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências.

O curso oferece formação interdisciplinar, integrando psicopedagogia, educação especial, ABA, neurociências e terapia ocupacional, com ênfase nas melhores práticas para o AEE. A proposta alia base teórica sólida, metodologias ativas e oficinas práticas, preparando o profissional para atuar de forma ética, técnica e humanizada em diversos contextos educacionais e terapêuticos.

 

2. PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas de educação, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em psicopedagogia com foco em TEA e AEE.

 

3. OBJETIVOS

Objetivo geral:
Capacitar profissionais para atuar de forma interdisciplinar na identificação e intervenção psicopedagógica em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar, no TEA e no AEE.

Objetivos específicos:

  • Compreender os fundamentos teóricos da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
  • Analisar aspectos neuropsicológicos e cognitivos da aprendizagem no TEA.
  • Identificar e aplicar metodologias e estratégias para o AEE de alunos com TEA.
  • Desenvolver habilidades para avaliação e intervenção psicopedagógica.
  • Trabalhar de forma interdisciplinar com famílias, escolas e profissionais da saúde.
  • Aplicar estratégias de comunicação alternativa e tecnologia assistiva no contexto educacional.
  • Desenvolver pesquisas científicas na área da Psicopedagogia e Educação Especial.

 

4. ESTRUTURA DO CURSO

  • Carga horária total: 360h
  • Duração: 15 meses
  • Formato: Aulas presenciais com atividades extraclasse, oficinas e práticas supervisionadas.

 

5. COMPONENTES CURRICULARES

Componente Curricular Carga Horária
1 Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional 22h
2 Neurociência e Aprendizagem 22h
3 Metodologia da Pesquisa Científica 22h
4 Transtorno do Espectro Autista: aspectos clínicos e educacionais 22h
5 Avaliação Psicopedagógica e Intervenção no TEA 30h
6 Família e Escola: Parcerias na Educação de Alunos com TEA 22h
7 Ética e Direitos da Pessoa com TEA e com deficiência 22h
8 ABA 22h
9 Atendimento Educacional Especializado (AEE) 22h
10 Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva 22h
11 Práticas Psicopedagógicas na Inclusão Escolar 30h
12 Intervenção Multidisciplinar e Trabalho em Equipe 22h
13 Oficinas de Intervenção Psicopedagógica 22h
14 Docência no Ensino Superior 22h
15 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 36h

 

6. PROCESSO AVALIATIVO

A avaliação será contínua e diversificada, envolvendo atividades práticas, estudos de caso, relatórios, portfólios, participação em fóruns, seminários e metodologias ativas como PBL e TBL. O TCC será desenvolvido como síntese do aprendizado, exigindo nota mínima de 7,0 para aprovação, além de frequência mínima de 75% nas atividades.

 

7. CERTIFICAÇÃO

O aluno aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com a frequência mínima exigida, receberá o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e AEE.

 

8. COORDENAÇÃO

Profa. Mestre Mary Carneiro Paiva de Oliveira


Documento PPC