FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUARCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE EM TEA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) 1. APRESENTAÇÃOA Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvida para atender à crescente demanda por profissionais qualificados na prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências.O curso oferece formação interdisciplinar, integrando psicopedagogia, educação especial, ABA, neurociências e terapia ocupacional, com ênfase nas melhores práticas para o AEE. A proposta alia base teórica sólida, metodologias ativas e oficinas práticas, preparando o profissional para atuar de forma ética, técnica e humanizada em diversos contextos educacionais e terapêuticos. 2. PÚBLICO-ALVOProfissionais das áreas de educação, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em psicopedagogia com foco em TEA e AEE. 3. OBJETIVOSObjetivo geral: Capacitar profissionais para atuar de forma interdisciplinar na identificação e intervenção psicopedagógica em dificuldades de aprendizagem, com foco na inclusão escolar, no TEA e no AEE.Objetivos específicos:Compreender os fundamentos teóricos da Psicopedagogia Clínica e Institucional.Analisar aspectos neuropsicológicos e cognitivos da aprendizagem no TEA.Identificar e aplicar metodologias e estratégias para o AEE de alunos com TEA.Desenvolver habilidades para avaliação e intervenção psicopedagógica.Trabalhar de forma interdisciplinar com famílias, escolas e profissionais da saúde.Aplicar estratégias de comunicação alternativa e tecnologia assistiva no contexto educacional.Desenvolver pesquisas científicas na área da Psicopedagogia e Educação Especial. 4. ESTRUTURA DO CURSOCarga horária total: 360hDuração: 15 mesesFormato: Aulas presenciais com atividades extraclasse, oficinas e práticas supervisionadas. 5. COMPONENTES CURRICULARESNºComponente CurricularCarga Horária1Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional22h2Neurociência e Aprendizagem22h3Metodologia da Pesquisa Científica22h4Transtorno do Espectro Autista: aspectos clínicos e educacionais22h5Avaliação Psicopedagógica e Intervenção no TEA30h6Família e Escola: Parcerias na Educação de Alunos com TEA22h7Ética e Direitos da Pessoa com TEA e com deficiência22h8ABA22h9Atendimento Educacional Especializado (AEE)22h10Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva22h11Práticas Psicopedagógicas na Inclusão Escolar30h12Intervenção Multidisciplinar e Trabalho em Equipe22h13Oficinas de Intervenção Psicopedagógica22h14Docência no Ensino Superior22h15Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)36h 6. PROCESSO AVALIATIVOA avaliação será contínua e diversificada, envolvendo atividades práticas, estudos de caso, relatórios, portfólios, participação em fóruns, seminários e metodologias ativas como PBL e TBL. O TCC será desenvolvido como síntese do aprendizado, exigindo nota mínima de 7,0 para aprovação, além de frequência mínima de 75% nas atividades. 7. CERTIFICAÇÃOO aluno aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com a frequência mínima exigida, receberá o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase em TEA e AEE. 8. COORDENAÇÃOProfa. Mestre Mary Carneiro Paiva de OliveiraDocumento PPC